ZILDA ARNS

ZILDA ARNS
UM EXEMPLO DE VIDA PARA AS NOVAS GERAÇÕES...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FNDE vai acelerar a construção de creches para cumprir metas


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira, 7, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pesquisa métodos mais inteligentes e eficientes para agilizar a construção de creches e pré-escolas com recursos do programa federal ProInfância. O objetivo é alcançar a meta de construir 6.427 estabelecimentos de educação infantil até 2014. O investimento será de R$ 7,6 bilhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Hoje, segundo Mercadante, as prefeituras levam, em média, seis meses para licitar a obra e mais dois anos para construir. Os estudos em andamento indicam que esses prazos devem cair para seis meses. “Com isso vamos acelerar muito o processo e dar tranquilidade aos pais para colocar as crianças na creche e, principalmente na pré-escola”, explicou.

No ProInfância, criado em 2007, o governo federal oferece aos municípios projetos arquitetônicos de diversos tamanhos para creches e pré-escolas e recursos para a construção. O ministro informa que a liberação das verbas é progressiva, sendo 30% na hora da licitação, mais 50% dos recursos no momento do início da obra, e quando 80% do projeto estiver concluído, o governo libera verbas para a aquisição do mobiliário escolar. Neste programa, a prefeitura tem que oferecer o terreno.

Acesso – Com os estabelecimentos prontos em tempo mais curto, o ministro da Educação espera aumentar e melhorar o acesso à educação infantil a crianças de 4 e 5 anos de idade e prepará-las para a alfabetização. A oferta de escola será acompanhada de um programa de alfabetização, o Alfabetização na Idade Certa, que será lançado nos próximos dias.

De acordo com Mercadante, esse programa de alfabetização terá foco no professor e precisará contar com a adesão de estados e municípios. O ministro explicou que estudantes na faixa de 6 a 8 anos terão as melhores salas de aula da escola, os melhores horários, os melhores professores e o melhor material didático. O objetivo do investimento é permitir que crianças até os 8 anos de idade dominem a leitura, a escrita e conhecimentos matemáticos.

Desafios – O ministro também comentou as informações divulgadas pela organização não governamental Todos pela Educação, que aponta que 3,8 milhões de brasileiros em idade de escolarização obrigatória – de quatro a 17 anos – estão fora da escola. Para Mercadante, os dois maiores desafios são a educação infantil e o ensino médio.

Cerca de 20% das crianças de quatro e cinco anos não têm acesso à pré-escola e um número ainda maior não tem acesso a creche, dados não analisados no estudo. O ministro lembrou que o governo federal tem estimulado a construção de creches e pré-escolas por meio do programa ProInfância, que prevê a construção de 6 mil novas creches e pré-escolas.

Para a questão do ensino médio, o ministro destacou a importância do Pronatec, que rompe com a dicotomia entre profissionalização e ensino regular, o que possibilita que o estudante continue os estudos enquanto se prepara para o mercado de trabalho.

Fonte: MEC

Humor Kalvin e seus amigos

Para integrar os alunos novos e receber bem os antigos, é preciso planejamento e cuidado

Acolhida na Educação Infantil

 Mais profissionais e atenção a quem chora
Nas turmas com crianças menores e bebês, é comum que muitos chorem e precisem de mais atenção no período de adaptação. Nos primeiros dias, é importante ter disponível um número maior de profissionais por turma, capazes de acolher e atender melhor a todos. Se só um dos pequenos ainda não se adaptou e continua chorando, o professor não deve isolá-lo, temendo que os outros chorem também. Deixe-o juntamente com as demais crianças que já estejam adaptadas. Assim, ele pode interagir com os colegas com a sua mediação.

Diversão e sensações
Para os pequenos, é importante que a escola se apresente como um ambiente agradável. proponha atividades com coisas que divirtam as crianças, como água, farinha ou tinta. conforme a idade, faça comidinhas fáceis e gostosas com elas - brigadeiro, por exemplo. durante a atividade, você pode se aproximar da turma, brincar e começar a estabelecer vínculos.

Espaço para os pais
Reserve um lugar com revistas e jornais para que os pais fiquem durante o período em que as crianças estão em classe. Aproveite os primeiros dias para conversar com eles sobre como será o ano. Destaque também a importância de as famílias contarem à escola o que ocorre em casa.

Fonte: Nova Escola.

Feriados Previstos


   FERIADOS PREVITOS PARA 2012


FEVEREIRO
ABRIL
MAIO
JUNHO
AGOSTO
SETEMBRO
20 – 21 – 22 (2ª – 3ª e 4ª feiras)
05 – 06 (5ª e 6ª feiras)
01 (3ª feira)
07 (5ª feira)
11 (sábado)
07 (6ª feira)
CARNAVAL
SEMANA SANTA
DIA DO TRABALHO
CORPUS CHRISTI
DIA DO ESTUDANTE
DIA DA INDEPENDÊNCIA

21 (sábado)





TIRADENTES




OUTUBRO
                                          NOVEMBRO
DEZEMBRO
03 (4ª feira)
                                           02 (6ª feira)
25 (3ª feira)
MÁRTERES DE URUAÇU
                                      DIA DE FINADOS
DIA DE NATAL
12 (6ª ferira)
                                          15 (5ª feira)

PADROEIRA DO BRASIL
                   DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

15 (2ª feira)
                                           21 (4ª feira)

DIA DO PROFESSOR
                           DIA DA PADROEIRA DO BRASIL

28 (domingo)

DIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO


OBS: Para outros feriados não previstos, observar determinações do poder municipal.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Programação da Semana Administrativa e Pedagógica do CMEI Dra. Zilda Arns


PROGRAMAÇÃO
DIAS/HORAS

06/02/2012 – 08h00min.
                         13h30min. 

De 07 a 10/02 - 07h30min.
                            13h30min. 

13/02 – 07h00min/12h00min

22/02 – 18h00min.

23/02 – 08h00min.
              



ATIVIDADES

·         REUNIÃO ADMINISTRATIVA NO CEMURE.


·         ENCONTROS PEDAGÓGICOS NO CEMURE.


·         INÍCIO DAS AULAS.

·         XIII JENAT – ABERTURA OFICIAL – CEMURE.

·         PALESTRA – EDUCADORES INFANTIS – CEMURE.










OBS: qualquer alteração na programação das atividades, estaremos comunicando via telefone, ou pelo Blog.
Agradece, a Equipe Gestora.