ZILDA ARNS

UM EXEMPLO DE VIDA PARA AS NOVAS GERAÇÕES...
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Dia de Luta Antimanicomial é comemorado com diversas atividades em Natal
Para marcar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sesap programou nesta sexta-feira 18, das 8h00 às 15h00, diversas atividades lúdicas e culturais, no Parque das Dunas para celebrar a data.
O encontro contará com apresentação do coral do Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Álcool e outras Drogas - CAPSi AD Oeste e CAPS III Leste; vídeo, exposição de trabalhos produzidos pelos usuários dos CAPS, artesanato, entre outras atividades, tendo a participação dos CAPSs de todo o estado.
Para a coordenadora, Márcia Biegas, a Saúde Mental da SMS de Natal tem muito a comemorar, com os avanços dos serviços substitutivos. “Nestes últimos dois anos, a SMS conquistou o descredenciamento dos 100 leitos SUS da Clinica Santa Maria; a qualificação do CAPS II Leste em CAPS III Leste que tem funcionamento 24 horas, com leitos de acolhimento noturno, sendo o primeiro do estado do RN; a implantação do médico psiquiatra com papel regulador no Samu; Implantação de duas equipes do Projeto Consultório de Rua.
E ainda, a qualificação do CAPS AD Leste em CAPS AD 24 horas com leitos de acolhimento noturno, sendo o primeiro do estado do RN. Além da terceira Residência Terapêutica que será implantada ainda este ano”, destacou Márcia.
Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica
A data 18 de maio é a mais importante do Movimento Antimanicomial, que teve início no final da década de 70 destacando o Brasil como um dos países que de maneira significativa, transforma o atendimento aos portadores de transtornos mentais, retirando o manicômio como um único recurso de tratamento, promovendo a substituição por serviços abertos, como o CAPS e possibilitando ao paciente o resgate da sua cidadania e seus laços afetivos.
A Reforma Psiquiátrica pretende construir um novo estatuto social para o portador de transtorno mental que lhe garanta cidadania respeito a seus direitos e sua individualidade promovendo sua contratualidade (resgate da capacidade do sujeito de participar do universo das trocas sociais, de bens, palavras e afetos) e sua cidadania, inclusos aí, não só seus direitos como seus deveres como cidadão.
Com a reforma psiquiátrica a desativação é gradual dos manicômios, para que aqueles que sofrem de transtornos metais possam conviver livremente na sociedade.
PROGRAMAÇÃO
18 de maio de 2012
8h00 Abertura (Dr. Adriano Marcos Araújo de Souza – Coordenador Estadual de Saúde Mental) Auditório
8h30 Apresentação de Vídeo da IV Conferência Estadual de Saúde Mental
9h00 Lanche saudável Espaço Folhas das Artes
9h30 Atividades lúdicas com Educador Físico Anfiteatro
10h30 Apresentações Culturais dos Serviços de Saúde Mental do RN
12h00 Almoço Espaço Folhas das Artes
14h00 Atividades Lúdicas realizadas pelo Grupo de Práticas Integrativas e Complementares da SESAP/RN Anfiteatro
15h00 Encerramento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário