ZILDA ARNS

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UM EXEMPLO DE VIDA PARA AS NOVAS GERAÇÕES...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Substituir Gritos por Condicionamento Operante



Nós que trabalhamos com crianças sabemos que por as mesma estarem em pleno processo de desenvolvimento e descobertas de mundo, a curiosidade é constante no dia-dia da educação infantil, o que as vezes leva o professor a perder um pouco a paciência com as constantes "birras dos alunos", quando querem fazer algo inapropriado como: bater no colega, brincar na hora da atividade, correr pelo pátio na hora da atividade em sala etc. Fazendo com que de vez em quando eles falem um pouco mais alto como forma dos alunos compreenderem o que eles estão pedindo, prática essa inútil, já que se trata de um comportamento natural dos alunos querer explorar o espaço que estão enseridos e os ambientes aquê estão expostos, vai aí uma dica valiosíssíma aos professores(as) de educação infantil em relação a sua postura perante essas situações.


Uma opção muito mais produtiva e substituir os gritos pelo condicionamento operante, ou comportamento operante, termo cunhado por B. F. Skinner, classifica-se como operante aquele comportamento que produz consequêcias (modificação no ambiente).

Assim crianças são extremamente hábeis em controlar o comportamento de seus pais ou adulto responsável no caso o professor. Quando elas querem alguma coisa e o adulto responsável não cede, elas simplesmente "aprontam o maior berreiro". Oque acontece, então? muitos pais ou adulto atendem à sua vontade, dando à criança o que ela quer no momento em que está fazendo birra.

Então, para a criança conseguir o doce, o brinquedo ou aquilo que deseja é uma consequência que controla seu comportamento de "fazer birra". Nesse exemplo simples não é preciso ser Psicólogo para imaginar como modificar o comportamento da crianças. Talvez os pais até consigam que ela seja "mais educada" e peça adequadamente um brinquedo, conversando várias vezes com essa criança. Más só talvéz. Duas outras atitudes dos pais ou do adulto, que envolvem mudanças das consequências para o comportamento da criança, seriam muito mais eficazes: (a) não atender o filho, ou aluno quando ele pedir algo de forma inadequada (birra); (b) na medida do possível, atendê-lo quando ele pedir educadamente. Percebemos nesse caso que algumas crianças são "birrentas"não porque têm uma "natureza ruim" ou porque são "chatinhas": agem assim porque funciona, porque birra produz consequências que reforçam o seu comportamento. Portanto, reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer.





Wellington Jr.


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